A inteligência emocional é muito mais do que autocontrole, evitar discussões ou saber lidar com conflitos e discussões, como muito tem sido difundido. Ela é um conjunto de várias competências intrapessoais e interpessoais que, ao serem bem desenvolvidas, potencializam a capacidade de realização, de atingir objetivos, dos seus e dos outros, a produtividade e a tranquilidade para lidar com as mais variadas situações na vida. São cinco as principais competências:

1 – AUTOCONHECIMENTO – Capacidade de reconhecer seus próprios sentimentos e emoções, boa autocrítica, auto-observação madura e rápida. Sensibilidade e emoções bem equilibradas. Saber “viver o agora”, saber “Quem sou” e o que quer da vida.

2 – AUTOCONTROLE – Lidar bem com a contrariedade, pensar antes de agir e evitar animosidades. Nas frustrações reavaliar os erros e as possibilidades. Ser hábil na tolerância, administrar bem a ansiedade, a impaciência e ter domínio dos pensamentos inúteis, buscando a serenidade e a paz.

3 – AUTOMOTIVAÇÃO – Ter autorresponsabilidade, acreditar em si e não depender dos outros, aumentando a autoestima e a autoconfiança. Postura positiva, não reclamar ou se lamentar. Ter energia e persistência no trabalho e na vida. Planejar seus objetivos e seguir suas metas, sabendo onde quer chegar e como.

4 – EMPATIA – Conseguir se colocar no lugar do outro, aquietando os seus próprios sentimentos, estabelecendo um vínculo de proximidade e de confiança. Desenvolver o poder de influência através do interesse que demonstra pelo outro, pelo que ele está sentindo e vivendo.

5 – SOCIABILIDADE – Competência para construir, administrar e manter relacionamentos positivos. É o seu marketing pessoal, a sua postura, reconhecimento, a boa comunicação, ética e elegância. Capacidade de criar redes, encontrar e cultivar afinidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Já pensou em ampliar a sua inteligência emocional e obter melhores resultados em sua vida? Uma mentoria de plano de desenvolvimento e ação pode te levar mais longe.

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